Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
August 16, 2021 10:02 pm GMT

Um Quase Guia de Como Contribuir em Projetos Open Sources

Hoje eu trago um post inspirado em uma thread no twitter: como comear a contribuir para projetos open-sourc . Bom e hoje eu vim trazer um pouco da minha experincia de como comecei a contribuir e assim, talvez, possa te ajudar tambm.

Por onde comear a olhar?

Bem, hoje eu vejo que tem 3 caminhos a se seguir daqui:

  1. Voc procurar o repositrio de algum projeto que voc j usa e curti usar e quer contribuir;

  2. Voc pode procurar lista de projetos open-sources que muitas pessoas fazem (eu no serei essa pessoa hoje =/);

  3. Voc pode comear a procurar por tags no github, como a good first issue.

Bem agora eu explicar cada uma delas e como elas funcionaram para mim.

1. Contribuindo em projetos que voc usa e curti!

Existem vrios projetos open-sources que muita gente usa como GIMP, OBS Studio, Inkscape, Kdenlive, Krita, entre outros, que j trazem uma pgina em seu site ajudando a como contribuir, os guidelines, at mesmo disponibilizam canais via slack, email e etc para voc entrar em contato e aqui mora o pulo do gato: entre em contato!

Muitas vezes quando voc entra em contato com os devs do projeto, e explica que quer contribuir eles podem acabar te ajudando a selecionar uma issue bem bacana e simples para pessoas que esto aprendendo. Isso vale tanto pra stack que eles usam, quanto para o uso do prprio git e repositrio online (github, gitlab, bitbucket, etc).

Esse aqui no foi exatamente o meu caso, e como eu sei disso? Porque hoje eu contribuo para um projeto da Apache e descobri por l isso. Bem bacana n?! Ento de resumo dessa primeira parte fica: **no tenha medo de entrar em contao com os devs do projeto pedindo orientaes de como contribuir.

2. Procurando lista de projetos open-source (quase o meu caso de como entrei no mundo open-source).

Esse aqui talvez seja um dos mtodos que as pessoas mais comentam nos grupos (fonte: minha intuioo). O que mais vi at agora nos grupos, no geral, so compilados de projetos open-sources que uma galera mantem como repo do github.

O meu caso foi semelhante a isso, mas no foi atravs de lista de projetos, foi mais uma citao em grupo do Telegram sobre projetos open-source nacionais. E assim comeou minha contribuio para o Libreflix.

Curiosidade: eu no contribui para o cdigo-fonte em si do projeto diretamente, mas eu criei issues com ideais, participei de debates e rodas de conversas, alm de ter uma verso desktop da aplicao em meu repositrio(t publicado tambm na Snap Store).

Foi com essa turma que dei meu ponta-p de fato para aderir a stack do Node.js, meses depois cheguei at a pegar uns freelas de sistemas que fiz com MEVN (mongo, express, vue, node).

Ento deixarei agora algumas listas de projetos nacionais para vocs contribuirem:

  1. https://github.com/camilatigre/listamaravilhosaopensource
  2. https://github.com/backend-br/opensource-br
  3. https://github.com/vinicius73/awesome-brasil

Procurem mais e adicione aqui nos comentrios, beleza? Vamos nos ajudar!

Procurando por tags no github!

Outra maneira muito boa de se comear a contribuir atravs de procurar tags no github! T, mas como voc faz isso? Quando voc est na pgina inicial do github e logado, o campo de pesquisa est no canto superior esquerdo, basta digitar algo como good first issue e depois clicar enter, em seguida basta filtrar por issues e ta-da!

Vou deixar aqui tambm, algo que o prprio github disponibiliza no quesito de tpicos de good first issue :https://github.com/topics/good-first-issue.

Outras labels/tags que o pessoal usa para indicar que uma issue para iniciantes, que eu conhea, so: first-timers-only e novice

Mas e eu que ainda no sei git?

Bom, ai se voc no sabe sobre o uso do git, vou deixar aqui um curso bem bacana de git do Willian Justen. Existem outros cursos bem bacanas tambm, e alguns at grtis, ento se voc conhece um, deixa aqui nos comentrios tambm beleza?

Por hoje s!

Se voc leu at aqui, queria te agradecer pelo tempo e espero que possa ter te ajudado com esse mini guia de como comear a contribuir com um projeto open-source. Vale ressaltar que contribuir, e aprender, no apenas codar viu? Acompanhe os chats/grupos/canais que os devs/contribuintes usam para participar e aprender alm do cdigo tambm beleza?

Linceas

Foto por Bitcloud no Unsplash.


Original Link: https://dev.to/augustoasilva/um-quase-guia-de-como-contribuir-em-projetos-open-sources-5069

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To