Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
July 19, 2021 02:44 pm GMT

O que API?

Sumario:

Estamos vivendo num mundo onde tudo on-line e tudo se conecta de alguma forma, hoje possvel fazer pagamentos num piscar de olhos, mas uma questo sempre fica na mente de quem est iniciando na rea: Como que tudo isso se conecta? Como que o dado passa do pronto A para o ponto B.

Na rea de tecnologia mais especifcamente em desenvolvimento nos deparamos muito com essa palavra: API.

Porm muitas pessoas desenvolvedoras que esto iniciando tem um pouco de dificuldade de realmente entender o propsito desta sigla de fato.

Este o objetivo desse artigo, clarear um pouco o conceito de API atravs de exemplos e de forma simples. Espero que ajude voc!

A Sigla API

Como dito na introduo API um acrnimo vindo da lngua inglesa na qual significa Interface de Programao de Aplicaes

API acaba sendo um compilado de definies e protocolos que so usados no mundo do desenvolvimento e principalmente na integrao de software de aplicaes nas empresas, por isso muito comum ouvir sobre API's em reunies desde max-level corporativas at numa roda de conversa de amigos em T.I.

Boas API's tornam mais fcil desenvolver um programa de um computador fornecendo todos os blocos de construo possveis que so reunidos pelo programador.

O que de fato uma API faz?

API faz de maneira simplificada a conexo com ainfraestrutura por meio do desenvolvimento de aplicaes que so nativas em nuvem.

image

Imagem tirada do artigo "O que API" - RedHat

API nada mais nada menos do que o cdigo escrito necessrio para atingir o objetivo do ponto A ir ao pontoB.

"Ao entrar no restaurante, o consumidor (site ou mobile), aps conferir o cardpio e decidir o que vai querer comer, vai efetuar seu pedido para o Garom (API). Em seguida, o Garom vai at a cozinha (servidor) solicitar o pedido do Consumidor. Dependendo do gerenciamento da comunicao do pedido, estrutura da Cozinha, agilidade dos Cozinheiros, o tempo para obter a Entrega do Pedido, no caso o Prato (Resposta) ser rpido.
Tambm podemos adotar o cliente Delivery (Embarcado), no qual tambm poder consumir os dados da nossa Cozinha atravs da mesma API."

Trecho retirado do MundoAPI

Um exemplo da vida real

Um exemplo bem bacana que podemos tirar do mundo real o ato de comprar passagens reas online.
O processo basicamente o seguinte:
Tu vai at o site da companhia erea e insere o local de destino e no processo de compra insere suas informaes como - Nome, Cpf, Infos do Carto de Crdito e depois disso voc tem acesso ao seu ingresso online sendo o mesmo j autenticado para validao no aeroporto.

Mas o que acontece por debaixo dos panos entre inserir suas informaes e receber sua passagem online?
isso mesmo, as API's esto a!! E as mesmas esto trabalhando num tipo de bastidos e staff com os outros recursos e aplicaes para te entregar um resultado final!

Isso possvel por conta de uma ao chamada: Integrao.

A integrao de sistemas uma tcnica que promove uma grande melhoria no desempenho e na organizao das operaes de um negcio dentro de um software. ... Para permitir que as solues de TI sejam empregadas para a circulao de informaes entre vrios setores, gestores podem implementar diversas tcnicas.

Concluindo

API's estao muito presentes no dia a dia de uma pessoa desenvolvedora, e esta tudo bem nao entender tudo de incio, conforme as tasks vo sendo passadas pra voc, intrsicamente voc ir entender o papel das API's.

Um dica de exercicio tentar criar uma regrinha de negcio: Biblioteca, Escola ou at mesmo um catalogo de msicas. E ir criando uma aquitetura para essa regra de negcio, voc vai ver que com o tempo vai entender o papel da API.
Obs.: Pea sempre um feedback para entender onde melhorar e como evoluir.


Original Link: https://dev.to/womakerscode/o-que-e-api-2dnj

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To