Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
July 16, 2021 02:35 am GMT

Um pouco do que aprendi como Dev em 3 anos

Quem sou eu

Prazer meu nome Victor, sou desenvolvedor Front-End e tenho 24 anos, e como o titulo sugere esse post contm algumas dicas de coisas que aprendi ao longo de 3 anos como Front-End.
Inspirado no @Willian_justen enquanto escrevo esse post estou ouvindo o lbum III da @bandatopaz

Pea ajuda

Independente de quanto tempo de carreira voc tem, sempre vai existir algo que voc no sabe, e t tudo bem com isso, pra isso que voc tem times, comunidades e tanta gente compartilhando conhecimento, se no sabe como faz algo pergunte a algum que sabe ou que voc acha que sabe, o importante no ficar travado por no saber e ter medo de pedir ajuda.

Saiba pesquisar

Um ponto importante saber como e onde pesquisar, algo que voc vai precisar fazer com alguma frequncia, seja para estudar algo novo, para entender como resolver um bug, a pesquisa frequente e por isso importante saber como e onde pesquisar.

Saiba ler mensagens de erro.

Uma das coisas que mais me deixavam perdido no comeo eram mensagens de erro, pareciam no fazer muito sentido, e as vezes realmente no estavam to claras, mas a medida que fui evoluindo eu acabei aprendendo a ler as mensagens e identificar o que era importante na mensagem para que eu pudesse identificar o problema, e quando era necessrio pesquisar solues ou explicar para outros membros do time o problema que eu estava tendo.
E saber ler mensagens de erro tambm importante caso voc queira abrir uma pergunta no Stack Overflow ou uma issue no repositrio da lib/framework que voc est usando.

Aprenda a aprender

Existem vrias formas de aprender, e cada pessoa aprende melhor de uma forma, teste as diferentes maneiras e veja aquela que mais se adequa a voc, no tem problemas se voc no sentir que aprendeu to bem com livros por exemplo.

Se desafie

No fique na sua zona de conforto, busque fazer e praticar coisas diferentes daquelas que voc j se sente confortvel e est acostumado a fazer, e nem fique s nos exemplos que tirou do curso/livro que estava estudando, aprendeu a fazer um CRUD? Pense em como fazer validaes, em como deixar mais interessante ou prtico de se usar, etc.
E caso ainda no se sinta confiante em fazer algo mais avanado, procure replicar e entender como foram feitos sites que voc costuma usar, qual o processo que levou as decises que foram tomadas e que tente encontrar outras formas de alcanar aquele mesmo resultado.

Procure aprender as regras do negcio.

Saber como o sistema funciona, que problemas ele resolve ou deveria resolver, te ajuda a ver onde aquilo vai gerar valor, saber como testar, e quais perguntas fazer quando pegar uma tarefa ou durante o refinamento de uma tarefa por exemplo.
Tenha em mente que ningum gasta dinheiro para fazer um software "s porqu sim", e sim para resolver algum problema e que os profissionais que se destacam no mercado entendem que no basta saber bem a parte de tecnologia, tambm preciso ter uma boa viso de negcios.

Nem tudo sobre cdigo

Em alguns casos, voc precisa sim de ferramentas especificas, como por exemplo Python para trabalhar com cincia de dados, porm em outros casos a ferramenta no importa, o que importa mesmo o conhecimento do time e resolver o problema do cliente/usurio, ento no fique preso a linguagem X ou framework Y, afinal so somente ferramentas que vo te permitir resolver um problema.

Siga pessoas, interaja

Network importante, isso pode te ajudar a conseguir o primeiro ou um novo emprego na rea, vai te fazer conhecer coisas novas, ajudar a evitar que voc caia em armadilhas, te mostrar outros pontos de vista sobre vrias questes e muitas vezes te fazer lembrar que sobre pessoas e entrega de valor no sobre guerra de linguagem.
Ps: Sim, em alguns momentos voc vai ver e talvez at entrar em discusses "bestas" sobre uma tecnologia ou um grupo especifico de tecnologias (stack), entre outras coisas, mas lembre que aquilo que realmente importante resolver os problemas do cliente, e entregar valor.
Mas claro que isso no desculpa para fazer cdigo confuso e cheio de gambiarra.

Tenha foco

Voc no precisa ficar preso a uma stack pelo resto da vida e defender ela como se fosse parte da sua famlia, mas principalmente no comeo importante ter objetivos fixos e no perder o foco, quer ser Front?

  • Aprenda, e aprenda muito bem, a base, a famosa trade HTML, CSS e JS.
  • Depois escolha um framework "da moda" e foque nele, quando estiver confortvel tudo bem estudar novas coisas, e at brincar com outras reas como back ou mobile, mas se voc ficar trocando a cada duas semanas de stack dificilmente vai evoluir e isso provavelmente vai te frustrar e fazer voc pensar em desistir por achar que "desenvolvimento no pra voc" ou que voc no bom o suficiente, quando na verdade s estava te faltando foco.

Descanse

Estudar e se manter atualizado importante, mas to importante quanto, para no dizer mais, descansar, fazer coisas que no sejam ligadas a TI, e cuidar de si mesmo, sua sade mental agradece.

Consideraes finais.

Esse post inspirado em trs posts de trs pessoas fodas, sendo eles (os posts) O que ningum diz para iniciantes do Willian Justen, o Devolva para as comunidades do William Oliveira e Como consegui meu primeiro estagio e dicas para lhe ajudar a conseguir o seu da Amaryllis


Original Link: https://dev.to/victorvhoc/um-pouco-do-que-aprendi-como-dev-em-3-anos-dfo

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To