Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
July 15, 2021 02:23 pm GMT

5 coisas que deixaram meu estgio mais produtivo

Estar em um estgio sempre um mix de emoes. Estou no meu terceiro e posso dizer que foram experincias muito diferentes, mas a sndrome do impostor, a insegurana e o medo de no dar conta sempre estiveram presentes em todos, ento nesse artigo eu quero mostrar um pouco das coisas que me ajudaram e continuam me ajudando a lidar com essa jornada.

Baseado no meu primeiro artigo, com dicas para te ajudar a conseguir um estgio, fiz esse aqui para ajudar as pessoas que, como eu, j esto estagiando e querem aproveitar ao mximo essa fase que pode ser maravilhosa e, ao mesmo tempo, angustiante.

1 - Programao pareada

H quem ame, h quem odeie, mas com certeza a programao pareada est sendo muito boa pra mim nesse estgio em que estou atualmente. Nunca havia tido essa experincia, mas parear com algum que tem mais experincia que voc e poder aprender os conceitos enquanto prtica est sendo enriquecedor.

Alm de tudo, como estamos trabalhando remotamente, a programao pareada d uma sensao de suporte maior e, para um comeo de carreira, o apoio, estar mais presente para entender a dificuldade da pessoa, pode ser um grande aliado para fazer voc evoluir melhor e mais rpido.

Se voc no trabalha com programao, substitua essa parte por fazer tarefas da sua rea com o apoio de algum que trabalha com voc, compartilhando ideias e conhecimentos durante o processo.

Imagem mostrando um exemplo de como funciona a programao pareada, um piloto e o co-piloto dando ideias sobre como seguir o caminho

2 - Estudar um pouco por dia e aps os estudos comentar sobre o que estudou

Sabemos que estudar vai ser sempre essencial, independentemente da rea, mas uma coisa que anda me ajudando muito pegar uma hora por dia do estgio para estudar. O que voc ir aprender depende muito de onde voc quer chegar, legal falar com o seu lder ou com quem te acompanha sobre um possvel guia de estudos para te ajudar, eu, por exemplo, como fao os cursos da Alura, tento manter a frequncia de fazer de um a dois captulos do curso por dia.

Se voc no puder pegar um horrio do estgio, estude um horrio antes, ou depois, o legal de ter horrios pr definidos para deixar sua rotina organizada e ser mais difcil de "sabotar" os estudos, j que voc deixou o horrio fixo na sua agenda.

No dia seguinte, eu comento um pouco com meu lder sobre o que estudei, isso bem legal, porque ns podemos comentar sobre o que foi trabalhado, consigo tirar algumas dvidas e ele pode at me mostrar algo que aprendi que usado no nosso dia a dia no trabalho.

Computador e em volta mostrando o logo de algumas lnguas de programao, como: python, javascript, c++, swift etc

3 - Conversar com meu lder sobre "quem eu quero ser quando crescer"

Uma vez por ms eu tenho uma conversa (chamamos de 1:1) com meu lder sobre meus planos futuros. Pra mim, alinhar suas expectativas com a do lugar que voc est trabalhando essencial, te d mais motivao sobre quem voc quer ser e aonde voc quer chegar. Eu sei que so coisas muito complicadas de se saber no incio, e t tudo bem mudar de ideia depois, mas se voc j tiver uma ideia, ter conversas sobre isso podem te ajudar muito a se organizar melhor profissionalmente e alcanar seus objetivos com mais facilidade.

Seu(a) lder, tambm sabendo dos seus objetivos, pode adaptar melhor uma rotina de trabalho, te ajudando a alcanar suas metas no futuro. Eu, por exemplo, quero ser uma colaboradora do blog da Alura no futuro e, como ajuda, meu lder revisa as coisas que eu escrevo para ajudar a me preparar quando isso for acontecer.

Duas mulheres fazendo um one-a-one conversando sobre carreira, objetivos etc

4 - A vida no s trabalho, descanse

No meu primeiro estgio eu me descuidei muito nisso e no recomendo: descansar essencial para que possamos ter um dia de trabalho melhor e mais produtivo. Eu sei que a sndrome do impostor ataca e a gente parece estar sempre atrasado e que se no estudarmos o tempo todo no vamos evoluir, mas isso no verdade. Se s ocuparmos nossa mente com trabalho e estudos o tempo todo, a longo prazo isso no vai ser saudvel (leia sobre burnout).

Tenha hobbies que te faam bem: cozinhar, tocar algum instrumento, assistir sries/filmes, fazer exerccios fsicos ou o que voc quiser, mas sempre lembre da sua sade mental e, se possvel, faa terapia: acompanhamento psicolgico sempre bom, principalmente em comeo de carreira, em que estamos nos descobrindo e sempre ansiosos com o que vem pela frente.

Desenho de uma mulher sentada e dormindo em uma mesa com vrios objetos de estudos como livros etc, estava cansada de tanto estudar

5 - Ter contato com outros estagirios

Sei que s vezes no incio somos muito tmidos, conversar com outras pessoas um desafio e tanto, mas ter essa experincia me ajudou muito por todos os lugares que passei.

J passei por duas situaes diferentes: em uma, eu trabalhava com outros estagirios de tecnologia e s vezes pegvamos tarefas juntos, em outra, eu era a nica estagiria de tecnologia do meu time. Se a sua situao se parecer com a primeira, troque experincias, conhecimentos com seus colegas, discuta sobre suas tarefas, ter algum na mesma posio que voc pode ser muito confortante e te motivar a crescer junto com a pessoa que voc trabalha. Se a sua situao se parecer com a segunda, veja se tem algum grupo de estagirios onde voc trabalha. Em um lugar que trabalhei tnhamos um grupo no slack s de estagirios, s vezes tinha algum happy hour online para podermos conversar, e essa proximidade com as pessoas do seu trabalho pode ser um grande motivador, j que estar em um ambiente colaborativo e acolhedor faz o trabalho ficar mais leve e produtivo (leia um pouco sobre "Ambiente de trabalho e produtividade").

Desenho de quatro pessoas estagiarias em cima de livros, duas esto em uma posio mais alta (com mais livros em baixo delas) e esto tentando puxar as duas outras pessoas para chegar na "altura" delas, ou seja, esto querendo que os outros evoluam como eles

Dito isso, no se cobre para evoluir extremamente rpido no seu estgio, v no seu tempo, d o seu melhor que a evoluo vem aos poucos, aproveite essa fase e vai dar tudo certo!

Obrigada por ler at aqui, qualquer dvida que tiver, pode me chamar em alguma das minhas redes sociais! <3


Original Link: https://dev.to/lys/5-coisas-que-deixaram-meu-estagio-mais-produtivo-5ehf

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To