Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
July 8, 2021 08:09 pm GMT

O Desenvolvimento do Desenvolvedor no Sculo 21

Ol, meu nome Stefano e sou Lder em treinamento do time de SRE aqui na Convenia. Venho aqui hoje contar para vocs como est sendo o desafio de treinar novos Desenvolvedores nesse mundo cada vez mais complexo e avanado da programao e tambm sobre um case de sucesso de uma Desenvolvedora que se mostrou excepcional nesses seis meses que faz parte do meu time.

Antes de comear a falar sobre como est sendo hoje, convido vocs a uma viagem no tempo comigo, no muito longe, s trs anos atrs quando entrei aqui na Convenia como um Desenvolvedor Backend Jnior, naquela poca a Empresa estava terminando de passar por uma migrao de tecnologia, indo de um modelo MVC usando Codeigniter e indo para um Monolito em Laravel. Ou seja, para conseguir desenvolver eu s precisava saber PHP e MYSQL, e no mximo, um pouco de HTML para ajustar alguma coisa no que se mostra ser sempre um pesadelo na vida de qualquer desenvolvedor novo em uma instituio, o famigerado Sistema Legado.

Nesses ltimos anos, a Convenia passou por diversas mudanas e modernizaes, agora, um Desenvolvedor Junior cai direto em um sistema distribudo com micro servios, bancos no relacionais, SPAs, BFF, Graphql e mensageria. Com tudo isso, fica fcil de ver como a curva de aprendizado de algum novo vem se tornando cada vez mais ngreme ao longo do tempo.

Esse cenrio atual nos leva seguinte questo: o que podemos fazer para que essa curva de aprendizado seja suavizada o mximo possvel para que todos consigam escalar at o topo? Para conseguir chegar a uma resposta para isso, trabalhei em uma metodologia de treinamento e acompanhamento junto a essa Desenvolvedora que iniciou no meu time, e para chegar nesse resultado, nada melhor do que trazer todos os exemplos que tive das minhas lideranas ao longo desses anos.

um fato de que ao longo do seu desenvolvimento existem marcos e divisores de gua que te mostram uma nova realidade na qual voc se sente cada vez mais motivado a continuar evoluindo, comigo por exemplo, o primeiro contato que tive com esse sentimento foi quando eu j estava a quase trs horas tentando corrigir um cdigo de produo, mas ele estava complexo demais, foi quando meu primeiro lder aqui na Convenia chegou do meu lado e me perguntou: Voc sabe o que esse cdigo deveria fazer?, eu respondi: Sim, deveria fazer isso, isso e isso, o que fez ele simplesmente selecionar todo aquele cdigo, apagar e dizer: Ento escreve o que ele deveria fazer ao invs de tentar entender o que ele fazia antes, j que estava errado.
Esse pode at parecer um caso sem importncia primeira vista, mas isso para um cara inseguro como eu era, comeando a programar e se imaginando incapaz de dar conta do que estava enfrentando, aquilo mudou meu mundo. Nos prximos 20 minutos aquele cdigo j estava sendo usado pelo cliente impactado por aquele bug, foi quando percebi que de repente eu realmente comecei a entender o que estava fazendo.

O segundo ponto, e talvez o mais importante, anda muito prximo a esse: a confiana, essa palavra expande os horizontes de qualquer desenvolvedor jnior, ento precisamos trabalhar tanto a confiana que ele deve ter no seu prprio cdigo e no produto em que ele trabalha, bem como a confiana que passamos pra ele como lder. Se tem uma coisa que aprendi com isso, foi que codar muito fcil, mas s se voc sabe o que esperado daquele cdigo, uma vez que voc entende a regra de negcio, coda-la um mero detalhe, e esse ensinamento eu devo totalmente ao CTO da Convenia, o cara que discute e estressa a regra de negcio junto com voc, sempre ouvindo seus pontos para trazer o mximo desse conforto to importante na hora de desenvolver.

Foram essas lies que me ajudaram a pavimentar o caminho que essa Desenvolvedora iria trilhar ao meu lado, incluindo essa ltima que aprendi com meu lder atual, nenhum time deve seguir uma liderana, todos devem caminhar juntos para o objetivo em comum que pode ser uma entrega importante, a resoluo de um problema grave ou at mesmo no aprendizado do dia a dia.

Agora sem mais delongas, vamos ao passo a passo que desenvolvi, comeando pelo passo mais importante: Acompanhamento dirio do aprendizado, que consiste em diariamente tirar entre cinco e dez minutos para ouvir tudo o que o desenvolvedor aprendeu nas ltimas vinte e quatro horas, estendendo para at vinte minutos no fim da semana para repassarem um resumo de quais foram os maiores desafios, aprendizados e dvidas que surgiram nesse perodo. Isso vai te ajudar a entender a melhor forma de se comunicar com essa pessoa, a quantidade de detalhes que voc dever dar na prxima vez que passar uma tarefa ou dar uma explicao, alm de te aproximar muito do seu liderado e permitir que voc mea diariamente seu nvel. Mas o mais importante nesse passo garantir a concretizao do conhecimento, garantindo que nenhuma dvida ficou em aberto e nenhuma lio passou em branco.

O segundo passo: Uma hora de estudos por dia, foi algo que roubei de um ex-funcionrio e lder do time considerado de maior desempenho, o BPO, que nem de desenvolvimento, mas acredito que bons exemplos podem muito bem ser buscados de fora de nossas bolhas tambm. Nessa uma hora, o ideal que os estudos sejam focados nas tecnologias da empresa, aqui no nosso caso, disponibilizamos uma lista de cursos sobre protocolo AMQP, MongoDB, PHP e Laravel para que na hora de desenvolver, eles tenham um estranhamento menor ao trabalhar nessas tecnologias.

Como aqui estamos falando do exemplo de um time que tambm faz a sustentao do produto, o terceiro passo: Integrar s resolues de bugs, e o quarto passo: Tratativa de bugs j resolvidos em ambiente local desatualizado, se fizeram bem necessrios, e em suma, se resumem a trazer essa nova pessoa junto tratativa de um problema, mostrando sua forma de pensar, explicando o background que voc tem sobre essa parte do sistema antes de comear a investigar e explicar por onde voc comea e porque. J o quarto passo existe por que com a correria do dia a dia, as vezes voc acaba resolvendo um problema em produo durante uma outra reunio ou durante o tempo de estudo do seu liderado, e esses so os casos perfeitos para voc deixar ele explorar o problema dentro do seu ambiente local, sem se preocupar com a presso envolvida em querer resolver um problema o mais rpido possvel, j que sempre existe um ou mais clientes impactados em um problema, e nesse setor, trabalhar o psicolgico to importante quanto trabalhar a confiana.

O que nos leva diretamente ao passo cinco: Entrega de pequenas features, muitas vezes vocs vero desenvolvedores com medo de comear a codar, aquele receio de querer sempre fazer tudo da melhor forma desde o comeo, mesmo a gente sabendo que impossvel. Dar entregas pequenas para um junior ajuda a melhorar a sua confiana, alm de ajud-lo a organizar melhor suas ideias, entender seu prprio processo criativo, limitaes e medos.

O sexto e ltimo passo: Passar a autoria de um servio - trata do sentimento de dono que todo desenvolvedor tem pelo seu cdigo - nesse caso, como a Convenia trabalha nesse modelo distribudo, eu ajudei minha Desenvolvedora desde o comeo na criao de um servio que viria a ser mantido, melhorado e cuidado por ela. Esse sentimento transformador, durante o desenvolvimento desse servio ela veio mostrando sinais claros de amadurecimento, evoluo e senioridade que no comum em um profissional no comeo da sua carreira.

Agora, uma constante entre esses passos o passo oculto: Introduzir o mximo de regras de negcio possvel. Como falei anteriormente, s vezes ensinar a regra de negcio mais importante do que ensinar a forma de se fazer uma tarefa, ento sempre que possvel aproveite para ensinar, ensine durante uma call com um cliente, ensine durante a reunio diria com o time, ensine durante o code review, ensine durante um deploy, ensine durante a explicao da tarefa, ensine durante a resoluo de um problema e quando voc perceber, ser voc que estar aprendendo com seus liderados.

No existem frmulas mgicas quando falamos de pessoas, cada um ter seu prprio tempo de desenvolvimento, sua prpria maneira de absorver as coisas, uma hora no dia que consegue aprender melhor e aquela que j no consegue tanto, vai de cada lder saber enxergar isso em cada liderado e ter tato para tratar cada um de acordo com suas peculiaridades. Essa foi a frmula que encontrei para ajudar essa Desenvolvedora em particular, mas com muito orgulho que digo que os resultados foram incrveis, em apenas seis meses, uma desenvolvedora jnior que chegou com trs meses de experincia j considerada de nvel pleno por profissionais com mais tempo de carreira no PHP do que ela tem de vida.

Vou concluir esse artigo deixando a seguinte lio: trabalhe a confiana de seus liderados, d a eles um motivo para melhorar todos os dias, os desafie e mostre como eles so capazes de evoluir, ensine, nunca perca essa oportunidade e sempre mostre para eles como essas lies fizeram diferena ao longo de um code review ou de um feedback. E nunca se esquea do mais importante: eles so pessoas como voc, iro cometer erros, mas esses erros jamais devero ser passivos de punio ou vergonha e sim ser a melhor oportunidade de evoluir, aprender e repetir tudo de novo, afinal, esse o ciclo de desenvolvimento de um desenvolvedor.


Original Link: https://dev.to/convenia/o-desenvolvimento-do-desenvolvedor-no-seculo-21-150j

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To