Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
July 7, 2021 01:51 pm GMT

Insights de carreira - Grupo Alura - Parte 1: Apoio Educacional

Sua linguagem do corao

Quando entrei no Grupo Alura eu no tinha nenhuma experincia de trabalho com programao. Tudo que eu tinha feito eram projetos pessoais e da faculdade. E em todos esses projetos eu usava a mesma linguagem, PHP. O que fazia sentido, era o que eu conhecia at aquele momento, apesar de conhecer um pouco de Java, meu conhecimento no era suficiente para entregar um projeto. E tudo que eu precisei fazer at aquele momento o PHP resolveu muito bem.

O problema que eu cheguei a acreditar que essa ferramenta era melhor que as outras - um erro muito grande - S que no final das contas, a sua linguagem de programao isso, uma ferramenta. E toda ferramenta se destina a resolver um problema especfico. Dois anos e meio depois, fica claro que aquela paixo pelo PHP era mais uma viso deturpada do que baseada em fatos.

No me entenda errado, tudo bem gostar de uma linguagem, se possvel se aprofunde nela. Mas o fato de voc gostar dela, no a torna melhor que outras, uma linguagem s pode ser melhor que outra se usarmos um filtro bem especfico (que seria o problema a ser resolvido). E mesmo assim o conceito de "melhor" bem abstrato. No fim, no importa se Java, PHP, C# ou qualquer que seja a linguagem da moda. O seu cliente no se importa com isso, o problema sendo resolvido de uma forma que de fato agregue valor importa bem mais.

Mais qualidade do que quantidade

A princpio meu trabalho no era escrever cdigo - pelo menos no diretamente - era ajudar alunos e alunas com dvidas tcnicas e sobre carreira no frum da comunidade. Assim como qualquer jovem no comeo de carreira, eu quis mostrar proatividade, no caso respondendo o mximo de dvidas que eu conseguisse. Paralelo a isso ns tnhamos treinamentos sobre como aprender, passar conhecimento adiante e reconhecer o nvel de conhecimento da pessoa que estava aprendendo com a gente.

Nesses treinamentos acabei entendendo que algumas pessoas tinham mais dificuldades para entender algum conceito, era preciso um tempo maior com pesquisa e a explicao, tempo esse, onde eu no estaria respondendo outras dvidas. E tudo bem! As respostas comearam a ficar mais elaboradas, o passar conhecimento ficou mais claro, e com isso eu no tinha que responder a mesma dvida 3/4 vezes (pelo menos no na maioria dos casos).

Uma resposta mais elaborada, com mais exemplos e descries aumentavam a qualidade da resposta. No fim, valia mais responder de 30-35 perguntas semanais, de forma mais elaborada do que 50-60 que fosse mais pobre em contedo, a satisfao comigo mesmo era maior tambm.

Aprenda a ler erros

Tenha um referncia, de preferncia que seja a prpria documentao. claro que muito fcil voc ir at um colega de trabalho e tirar a dvida diretamente, mas o bater cabea importante (s no por muito tempo), seja capaz de procurar, a internet est a, StackOverflow, posts, documentao e vdeos so seus amigos.

Quando eu tinha uma dvida no podia recorrer ao frum da Alura, claro, seria eu que teria que responder depois. Saber procurar, vai te levar alm, uma coisa certa, em algum momento seu cdigo vai quebrar, ler e entender a mensagem de erro j meio caminho, o resto do caminho solucionar.

A pesquisa por conta prpria vai te ajudar mesmo que de forma indireta, quando voc ler de novo aquela mesma mensagem de erro, voc vai lembrar de como solucionar, ou pelo menos ter uma ideia de onde pode estar errado, se algum te d a resposta toda vez, como voc espera entender e melhorar.

No estou dizendo que voc no deva procurar ajuda, muito longe disso, na verdade, estou dizendo que antes de pedir ajuda, tente solucionar voc mesmo. At porque, como desenvolvedor o seu trabalho resolver problemas, ento nisso que voc deve ser bom.

Uma rotina de estudos

Novas tecnologias surgem todo dia, sua biblioteca favorita pode ser trocada por outra mais eficiente, mais intuitiva ou que simplesmente esteja no hype. Se o seu trabalho solucionar problemas, importante que voc estude para resolver eles da forma mais eficiente possvel. Pegue 30 min do seu horrio de trabalho e estude. Parece pouco, mas no longo prazo vale a pena.

Como voc vai ver na segunda parte desse post, eu optei por desenvolvimento mobile. Apesar disso, ter estudado sobre desenvolvimento frontend e o bsico de como usar o Figma com certeza me ajudaram a como desenvolvedor mobile, seja criando prottipo (e no tendo que recorrer toda hora aos designers), ou mexendo nas telas de chromecast, que so puramente CSS. Afinal, saber melhor que no saber.

Converse

Converse com pessoas das mais diversas reas, no s do seu time. Conversar com pessoas de marketing, instrutores e comercial me trouxeram vrias experincias incrveis. Conversar com instrutores me fez entender que ningum nasce sabendo, e que ao passar conhecimento, umas das melhores formas de aprender, eles tambm tm dvidas! mais do que o famoso networking, conhecer e reconhecer as pessoas independente da rea, todos tem algum conhecimento a agregar.

O time de tecnologia no deveria estar longe do time de operao (que um pssimo nome, todos esto operando de alguma forma para o produto/servio a ser entregue). Os times operam entre eles, os times so interdependentes - mesmo que indiretamente - alm de insights, conversar com vrias pessoas pode te garantir umas boas risadas no bar. E momentos incrveis no tem preo.

Foque

Eu vivi programao antes de ser programador, estudei muito. Em alguns momentos at de uma forma exagerada, dias e noites, eu sempre soube qual era a direo, mesmo sem saber o destino. No sobre estude enquanto eles dormem, isso no quer dizer nada. Mas a partir do momento que voc souber que isso que voc quer, no olhe pra trs, foque na sua carreira. No ensino mdio eu deixei de ir em festas pra ir para evento de tecnologia ou pra estudar - e no me arrependo nem um pouco - agora que cheguei no "checkpoint" eu posso curtir mais, ir pra festas (quando a pandemia acabar). Mas naquele momento era necessrio o esforo. Olhe o que . importante pra voc nesse momento e faa


Original Link: https://dev.to/devcapu/insights-de-carreira-grupo-alura-parte-1-apoio-educacional-4af9

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To