Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
June 18, 2021 02:23 pm GMT

Version Name x Version Code no Android

Ao publicar um aplicativo na Play Store obrigatrio o uso de versionamento. J que o projeto se encontra no dispositivo do usurio, caso ocorra alguma falha, ns como desenvolvedores podemos pedir a verso do aplicativo para o usurio e verificar as mudanas que foram feitas naquela verso e corrigi-la.

Para definir a verso, ns podemos ir em build.gradle (o do mdulo) e l encontraremos:

defaultConfig {       //Cdigo acima omitido...       versionCode 1       versionName "1.0.0"             //Cdigo abaixo omitido...    }

Aqui ns podemos ver duas configuraes relacionadas a verso do app e ns sempre precisamos definir valores pra ambos, versionCodee versionName . Mas o que esses valores querem dizer? E por que tem dois?

Version Code

Um nmero positivo que usamos pra definir se uma verso maior que outra verso. Quanto maior o nmero, mais recente a verso. Esse nmero no mostrado (e nem deveria ser) para os usurios. Ns definimos ele usando o versionCode . Voc livre pra definir qualquer valor pra ele, desde que o nmero seja maior que a verso antecessora. Voc no consegue instalar uma verso menor do que a que j estiver no dispositivo e tambm no pode fazer upload pra Play Store de uma verso que j tenha sido usada.

Version Name

A versionName a verso que mostrada aos usurios. Pode ser tanto uma uma string diretamente ou uma referncia pra uma string. Esse atributo no tem outra funo que no seja ser mostrada para o usurio. Uma recomendao o uso do versionamento semntico.

Bnus: Play Console version

Ao fazermos upload de uma nova verso no Google Play Console, tambm necessrio informar um nome pra verso. Esse nome no mostrado para os usurios. Apenas usado dentro da prpria plataforma. Com essa verso, fica mais fcil de identificar em qual passo essa verso est (teste interno, teste aberto, produo, etc). Uma recomendao que voc use o mesmo valor que foi usado no versionName.

Screen Shot 2021-06-17 at 23.34.02

Referncias:

Versioning mobile app releases like a pro

Semantic Versioning 2.0.0


Original Link: https://dev.to/devcapu/version-name-x-version-code-no-android-1pdi

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To