Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
June 16, 2021 05:01 pm GMT

Mudar de Carreira (ou emprego): Como decidir?

Alt Text
Se voc chegou nesse post, imagino que porque isso j vem martelando na sua cabea h algum tempo mas voc est sentindo alguma dificuldade nesse processo. Muita coisa passa pela cabea e o velho conselho: Saia da sua zona de conforto! chega a dar um arrepio na espinha. Mas tudo bem, mudanas nem sempre so fceis e na maioria das vezes levam tempo para acontecer.

Eu j estive nessa posio mais de uma vez e, ainda assim, por muito tempo me vi paralizada na tomada de decises importantes, quase que esperando por um sinal do universo para seguir por um caminho ou outro.

A verdade que ficamos acomodados dentro da nossa vivncia e por mais que a gente no esteja muito feliz ainda mais fcil permanecer no mesmo lugar afinal, a gente j sabe como tudo funciona e o que precisa ser feito.

At que certo dia, vendo um vdeo no youtube, uma conversa me chamou bastante ateno e eu entendi que:

A vida feita de escolhas e ningum alm de voc pode tomar a deciso de sair de onde voc est. Nesse dia, entendi que NO escolher tambm uma escolha e isso ir gerar uma consequncia: O fato de permanecer no mesmo lugar.

A partir dai eu resolvi que no queria ficar no mesmo lugar e procurei uma estratgia para escolher com mais preciso. Pra isso eu precisava colocar os ps no cho e entender onde cada caminho poderia me levar e pra isso eu usei algumas dicas que me ajudaram a fazer com que essa escolha fizesse mais sentido e so as que eu vou compartilhar aqui hoje. Ento vamos l!

>> Passo 01: Coloque no papel todas as possibilidades que voc tem agora
Pense no que voc faz, voc gosta de fazer isso? possvel continuar trabalhando com isso nesse momento? SE SIM, quais a opes de cargos e/ou empresas em que voc poderia se encaixar?

Analise o que voc tem a disposio e o que voc pode fazer para realizar essa mudana, mesmo ainda estando nesse ambiente.

SE NO, pense nas coisas que voc bom! Anote o que voc poderia ou gostaria de fazer no seu futuro prximo e como isso poderia ser realizado, mesmo que a longo prazo. Faa uma pesquisa de mercado, h algo em que voc pode se encaixar?

Exemplo: Hoje, sou advogada, mas gostaria de mudar de carreira para algo que me porporcionasse realizao profissional e que aumentasse minha renda nos prximos anos. Tenho pensado em algo relacionado a rea de Tecnologia da Informao, pois uma rea em constante expanso.

>> Passo 02: Crie uma linha do tempo
A partir do que voc pensou no Passo 01, coloque suas ideias no papel! Projete as possibilidades escolhidas a mdio e longo prazo. Tente imaginar tudo com a maior quantidade de detalhes que voc tiver, alinhando com o tempo que voc tem e o que voc pode fazer nos prximos meses/anos.

Exemplo: Ainda atuo em alguns processos como advogada, posso esperar terminar todos eles e fazer uma faculdade, mas isso ir adiar meus planos um pouco mais. Ou posso utilizar meu tempo livre para estudar paralelamente e j ir me qualificando o que poderia acelerar minha transio de carreira. Posso investir meu tempo em cursos gratuitos, at decidir o que quero de verdade e investir em um curso tcnico pago. Ou Posso no fazer nada e pensar sobre isso daqui alguns meses.

- Lembre que todas as alternativas, at mesmo a de no fazer nada, geram uma consequencia. Como voc encara cada uma delas e qual faz mais sentido pra voc agora?

>> Passo 03: O que eu posso fazer a partir de hoje, com as ideias que eu tenho em mente?
Depois que voc colocou tudo no papel, escolha a opo que faz mais sentido pra voc e coloque em prtica! Iniciar pesquisas na rea, traar um plano de estudos semanal, colocar metas para atividades que voc precisa fazer, se matricule em um curso, converse com pessoas da rea, enfim, comee a colocar as coisas em prtica!

A partir da com voc. TESTE! Voc s saber o que voc gosta ou no gosta TESTANDO!

Entenda, no h nada de errado em comear um curso, depois trancar e iniciar outro. Entrar num estgio em uma empresa e no ano seguinte partir pra outra oportunidade. Este o momento de voc conhecer o mercado e entender o que funciona pra voc.

claro que voc nao vai virar uma bola de pingue-pongue e ficar pulando de lugar em lugar, mas tambm no h nada de errado em conhecer o ambiente. Quando a gente no tem referncia sobre uma rea essa a melhor maneira de se inserir, conhecer pessoas e criar laos.

Por fim, entre em comunidades e converse com pessoas da sua nova carreira/rea. Mesmo nos cenrios mais improvveis pessoas com os mesmos objetivos se ajudam e se motivam entre si e nesse momento, isso que voc precisa. Ver outras pessoas trilhando o mesmo caminho para quando o medo bater voc tenha com quem conversar e em quem se inspirar.

Nada fcil e no h uma frmula mgica. Mas isso no quer dizer que voc no possa utilizar estratgias que tornem esse caminho mais agradvel. E eu realmente espero que a partir dessa leitura e da aplicao das tcnicas colocar no papel e visualizar as possibilidades faz toda diferena! voc se sinta mais confortvel para encarar esse algo novo.

Parafraseando Fernando Teixeira de Andrade:

H um tempo em que preciso abandonar as roupas usadas, que j tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. o tempo da travessia: e, se no ousarmos faz-la, teremos ficado, para sempre, margem de ns mesmos.

Se esse artigo foi til pra voc ou se voc se lembrou de algum que est passando por isso, envia pra ele! Todo mundo sai ganhando quando a gente compartilha o conhecimento. Faa diferena na vida de algum!

Leia mais sobre Transio de Carreira aqui!


Original Link: https://dev.to/simonepedrosa/mudar-de-carreira-ou-emprego-como-decidir-2oag

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To