Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
May 23, 2021 02:04 am GMT

Migrei do VS Code para o VIM

Uma mudana gradativa...

Pois , hoje temos como padro de editor de cdigo para vrias e vrias linguagens, Visual Studio Code, VS Code.
um timo editor de texto, muito mais produtivo e mais simples de se utilizar do que IDE's como Eclipse, IntelliJ (e sua famlia que inclui o pesadssimo Android Studio), ou at o NetBeans (eu sou velho, mas conheo quem use ainda kkkk).
Porm, desde o incio deste ano, me propus ao desafio de entender, configurar e ento usar de forma produtiva o VIM, como meu editor de cdigo/IDE para desenvolver minhas aplicaes com TypeScript.

VIM no para todos

Se voc no tem pacincia e muito menos vontade de aprender coisas novas, o VIM no feito para voc.No uma crtica, mas uma verdade.

Bsico do bsico

DISCLAIMER: ISSO NO UM TUTORIAL, S UMA EXPLICAO BSICA DE COMO USAR O VIM PARA GRAVAR UM ARQUIVO.

A primeira coisa que voc vai precisar aprender para usar o VIM entender que tudo se baseia em uso de teclado e seu fluxo de trabalho diferente, pois, no simplesmente abrir e sair escrevendo cdigo.
Supondo que voc j tenha instalado VIM na sua mquina, basta abrir um terminal e digitar o comando vim.
Ao abrir um arquivo, por padro voc vai estar no modo NORMAL.Para editar, pressionando a tecla i voc vai entrar no modo INSERT.
Ai ento, voc vai conseguir inserir um texto ou seu cdigo.Para salvar esse arquivo, voc vai pressionar a tecla ESC, para retornar ao modo NORMAL e em seguida pressione a combinao de teclas :w nomedoarquivo.ts. O comando :w vai salvar o arquivo. Para sair do VIM, s pressionar a combinao :q.
Pronto. Voc criou um arquivo, salvou e saiu do vim.

Cenrio do Caos

Eu usei muito o VSCode, as vezes 3, 4 projetos abertos em janelas diferentes. Quem usa o VSCode sabe que ele no to leve assim.
O cenrio do caos: notebook i5 8th gen, com 8GB, rodando a distro Linux Pop! OS sem SWAP de memria, somando um Chrome cheio de abas abertas, docker rodando com bancos de dados e aplicaes padres do sistema. Resultado: Sistema travando por completo e desligamento forado.
Ai inseri um SWAP. No travou mais, mas as coisas ficaram lentas, bemmmm lentas.
Fui pra soluo mais obvia: upgrade para 20GB de memria.Ai fiquei tranquilo, j podia abrir meu cenrio do caos sem ser um caos.
Mas ai migrei para um PC de mesa e entreguei o note para minha esposa.
O PC com Ryzen 5 2600 OC @3.9GHz, 16GB 3200MHz, SSD NVME 512GB e uma GTX 760 2GB agora s meu, rodando tambm POP! OS, ainda sofrendo com o mesmo cenrio do caos.
Mas e ai, qual a boa pra ter mudado?

Usar a mquina sempre no talo, sem nenhuma folguinha me deixa incomodado, porque as vezes pode acontecer de ter que abrir um projeto a mais, mais uma outra instancia do docker rodando um banco de dados pesado, ai tem que ficar fechando coisas para poder abrir outras, no d n.
Um projeto, 16 processos, quase 1GB de memria alocada:
Alt Text
muito memria bicho!

Pesquisei outras alternativas: Atom, Sublime e outras que nem lembro o nome, mas que eram pesadas ou to mais pesadas quanto o VSCode.
Relutei sobre o fato de aprender do zero sobre VIM, tentei vrias vezes, mas no conseguia me acostumar com o bsico.
Em fevereiro, decidi acompanhar um curso muito top do Waldemar Neto chamado "DO ZERO A PRODUO: APRENDA A CONSTRUIR UMA API NODE.JS COM TYPESCRIPT ", onde ele utilizava s VIM para desenvolver.

MOMENTO JABA GRTIS: Se voc quiser saber mais sobre o curso, que de grtis, acesse esse link da playlist no YouTube. O Waldemar trabalha na Atlassian, que desenvolve o Jira, o Trello e o BitBucket.

Foi ento que tomei coragem e pulei de cabea pra dentro do VIM. Comecei entendendo sobre os modos. Depois usei o prprio VIM para configura-lo atravs do arquivo de sistema .vimrc, onde ficam todas as configuraes de plugins, temas, atalhos e tudo mais.
Desenvolvi toda a aplicao do curso usando o VIM, me adaptando ao seu fluxo de trabalho e digo pra quem quiser: VIM top!

O uso de memria muitoo menor, da uma olhada no mesmo projeto que mostrei antes, agora no VIM:
Alt Text
Somando os dois plugins, menos de 300mb, muito menos n?

ABANDONEI O VSCODE PRA SEMPRE?

Sim e no. Sim porque agora que passou a fase de adaptao com fluxo de trabalho, consigo fazer tudo que eu fazia normalmente no VSCode, usando apenas atalhos e comandos via teclado.
No, porque eu as vezes sinto uma falsa impresso que o VSCode ainda melhor, principalmente para pesquisar arquivos e tudo mais. Mas o VIM tem plugins incrveis para tudo o que voc imaginar, srio.

VERIDICTUM

Precisei de muita disciplina, fora de vontade, pesquisas no Google e pacincia para chegar at aqui. Foram muitas horas gastas para aprender o bsico, ficar mexendo nas configuraes para deixar o mais funcional e prtico possvel.
Se compararmos ao VSCode, no pesa praticamente nada ter uma pasta aberta no VIM, fora que eu no preciso sair do terminal pra rodar testes ou outros comandos em uma segunda aba.
Por fim, digo mais uma vez: se estiver disposto a passar pela curva de aprendizado, uma mudana sem volta.
Abrao e at o prximo post.

Se gostou Compartilhe! Tambm deixa um comentrio caso encontrou algum erro ou queria mais detalhes de como fiz essa mudana :)


Original Link: https://dev.to/cezarmzz/migrei-do-vs-code-para-o-vim-4o0p

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To