Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
May 23, 2021 12:41 am GMT

Liberar acesso ao servidor SSH pelas chaves do GitHub

Uma das formas mais utilizadas para acessar servidores GNU/Linux atravs do SSH. Esse acesso pode ocorrer atravs de usurio e senha ou de um par de chaves criptogrfica, normalmente RSA ou mais recente Ed25519, que so chaves assimtricas, onde a chave pblica copiada para o servidor e a privada fica no cliente que est pedindo acesso. Esse processo o mesmo que ocorre no GitHub para permitir o acesso aos repositrios atravs de SSH, e possvel se aproveitar disso.

Caso tenha alguma dvida para criar chaves, ou mesmo queira verificar como configurar o cliente SSH, recomendo dar uma olhada no meu texto sobre configurao do Git.

Permitindo acesso atravs da chave

Primeiramente, para permitir o acesso a um servidor por chave criptogrfica, basta adicionar a chave pblica no arquivo ~/.ssh/authorized_keys, onde ~ a home do usurio no servidor ao qual deseja-se permitir o acesso remoto. Desta forma, basta conseguir uma cpia da chave pblica para permitir o acesso. Lembrando que o servio do SSH deve estar em execuo nesse servidor (para Debian e derivados basta instalar o pacote openssh-server).

Acessando a chave pblica no GitHub

Como a chave pblica no uma informao sensvel, e pode ser divulgada, o GitHub lista as chaves pblicas cadastradas dos usurios ao adicionar .keys ao final do link do perfil. Exemplo: https://github.com/eduardoklosowski.keys. Assim ao acessar essa URL ser listada todas as chaves pblicas cadastradas para a conta, em vez de mostrar o perfil do usurio. Desta forma, basta adicionar essas chaves ao final do arquivo ~/.ssh/authorized_keys e o dono dessa conta j poder acessar o servidor.

Esse processo tambm poderia ser feito atravs da linha de comando, no sendo necessrio copiar e colar as chaves, bastando executar um dos comandos abaixo (de acordo com a ferramenta que estiver disponvel no servidor):

curl https://github.com/eduardoklosowski.keys >> ~/.ssh/authorized_keys# Ouwget -qO - https://github.com/eduardoklosowski.keys >> ~/.ssh/authorized_keys

Consideraes

Muitos desenvolvedores possuem conta no GitHub, e adicionaram suas chaves pblicas a sua conta. Ento fazer esse processo permite liberar o acesso a um servidor de forma fcil e segura (desde que o dono da conta mantenha sua chave privada de forma segura). Uma aplicao bastante interessante disso na criao de servidores para pair programming, onde um servidor pode ser criado e as pessoas que forem programar podem compartilhar o terminal atravs do tmux, sendo necessrio se conhecer apenas o nome de usurio do GitHub, em vez de criar uma senha e compartilh-la, ou pedir e aguardar a outra pessoa enviar sua chave pblica.


Original Link: https://dev.to/acaverna/liberar-acesso-ao-servidor-ssh-pelas-chaves-do-github-389b

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To