Your Web News in One Place

Help Webnuz

Referal links:

Sign up for GreenGeeks web hosting
May 21, 2021 04:18 pm GMT

A importncia da matemtica para a programao

Esse artigo surgiu a partir de uma palestra que eu dei para pessoas de ensino mdio. O intuito era mostrar que a matemtica existe no mundo real da profisso.

Quando eu decidi abandonar a carreira de biotecnologista e virar programadora, instintivamente eu voltei a estudar clculo, geometria... No que eu esperasse encontrar esses assuntos no dia a dia do trabalho, mas porque eu achava os desafios interessantes e via similaridade entre eles e os desafios impostos pela programao.

A matemtica se apoia na lgica, que uma qualidade essencial para um bom profissional de TI, a geometria uma aliada no processo criativo, ajudando na abstrao do mundo real e estatstica nem se fala (al cincia de dados). possvel trabalhar com TI sem saber nada alm do bsico de matemtica, mas saber conceitos de matemtica mais avanados te ajuda a ser uma pessoa profissional de destaque.

A pessoa que possui conhecimento em matemtica capaz de resolver problemas profundos, oferecendo solues mais claras, organizadas e eficientes. Empresas como Amazon, Facebook e Google olham muito mais para a lgica no cdigo que voc escreve do que conhecimentos de tecnologias especficas. Elas te pedem para resolver desafios de lgica, resolver problemas apontando tambm a complexidade e a rapidez do cdigo que voc fez alm da lgica que te levou resposta apresentada.
Sapinhos de porcelana trabalhando no computador, com um computador entre eles mostrando a logo do Google

Quando estamos aprendendo matemtica, ns aprendemos as operaes bsicas e depois evolumos para as letrinhas, para achar x, achar y, e isso so funes, que a base da computao todinha. Como na escola evolumos de operaes bsicas s com nmeros para funes que tm umas letras no meio, quando entramos no campo da programao os nmeros e letras evoluem para qualquer coisa. O que ns nos apoiamos para lidar com esses desafios mais complexos na lgica que vem bem do incio. Partimos de nmeros para letras e depois para coisas como carros, naves espaciais umas coisas mais legais e diferenciadas.

Falando em naves espaciais, vocs sabiam que o programa que possibilitou o pouso do homem na lua pela primeira vez foi escrito por uma mulher? Foi a Margaret Hamilton que fez esse feito. Imaginem o TANTO de matemtica que no necessrio para fazer uma nave espacial voar? Ou ento, pra fazer um joguinho como Minecraft?
Minecraft

Nesse jogos mais legais de hoje em dia as pessoas precisam simular no computador a fsica do mundo, uma bala ou uma flecha sendo lanadas, o seu personagem caindo muito rpido de um lugar alto e se estabacando no cho e voc morrendo. Tudo isso envolve bastante matemtica (e fsica). Meu marido comeou a aprender design de jogos ano passado e eu o estava ajudando com a parte de programao puramente dita. A gente tinha que definir a velocidade do personagem quando ele andava, a velocidade quando ele corria, a acelerao para ele mudar de andando pra correndo pra parado. Tinha que definir a gravidade, a fora do pulo do personagem pra definir quo alto ele ia pular e quo rpido ele ia cair no cho. Foi bem divertido, e mostrou pra ns que tem muita matemtica e fsica envolvida em fazer joguinhos legais.

Hoje em dia ainda existem outras profisses dentro da TI que so bem legais e demandam bastante matemtica, como cincia de dados que estatstica pura (e uma das profisses de TI com os maiores salrios), como inteligncia artificial, robtica e o prprio desenvolvimento de jogos. Isso sem contar todas as profisses que envolvem hardware. A matemtica permeia toda a base dos trabalhos em TI e definitivamente no algo que fica na escola e deixa de impactar o nosso dia a dia no trabalho.

Lembrete para quem chegou at aqui: matemtica no um pr-requisito, apenas um bnus. Ainda possvel ser um excelente profissional em diversas reas sem saber bulhufas de matemtica.


Original Link: https://dev.to/fabriciadiniz/a-importancia-da-matematica-para-a-programacao-329e

Share this article:    Share on Facebook
View Full Article

Dev To

An online community for sharing and discovering great ideas, having debates, and making friends

More About this Source Visit Dev To